Entenda a Telerradiologia, seus benefícios para hospitais e clínicas e sua regulamentação
Telerradiologia se destaca como uma das especialidades da telemedicina e se define como a utilização das tecnologias de informação e meios de comunicação disponíveis com o objetivo de permitir o diagnóstico a distância, beneficiando clínicas, hospitais e centros de diagnósticos.
É fundamental que gestores da saúde e profissionais da área conheçam a telerradiologia e suas potencialidades, visto que se trata de uma solução alinhada às transformações promovidas pela tecnologia na área médica. Veja a seguir:
- O que é telerradiologia?
- Como funciona a telerradiología?
- Quais as vantagens da telerradiologia?
- Como é feita a implementação da telerradiologia?
- Como é a regulamentação da Telerradiologia no Brasil?
- Sobre a Telelaudo
A partir dessas informações, a avaliação sobre a implementação da telerradiologia pode ser feita com mais segurança pelos gestores.
O que é a telerradiologia?
A telerradiologia consiste em um serviço de análise de exames a distância no qual o exame radiológico é feito localmente na clínica, hospital ou centro de diagnóstico, enquanto o laudo é emitido por um serviço de telerradiologia parceiro.
O processo de envio dos exames é realizado por meio do sistema de telerradiologia utilizando a internet. O exame é então laudado por um radiologista e o laudo entregue pelo mesmo canal online. Entre os exames incluem-se:
- tomografia computadorizada (TC);
- ressonância magnética (RMI);
- raios-X (RX) e raios-X OIT;
- mamografia;
- densitometria óssea;
- odontologia.
Dessa forma, a telerradiologia consiste em um serviço que visa dar suporte à instituição de saúde na etapa de emissão de laudos radiológicos.
Como funciona a emissão de laudo por telerradiologia?
A emissão de laudos por meio dos serviços de telerradiologia segue etapas semelhantes aos exames laudados localmente.
Realização do exame
O exame radiológico é realizado na clínica, hospital ou centro de diagnóstico, sendo que as equipes locais podem contar com consultoria médica já na realização do exame, com suporte sobre protocolos de exames, contraste e outras dúvidas.
Envio das imagens radiológicas
As imagens radiológicas captadas por equipamentos digitais são enviadas à Telelaudo, empresa de telerradiologia, por meio de PACS locais (instalados) ou PACS na nuvem (em servidores externos).
É fundamental que a empresa de telerradiologia siga a regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e disponibilize ferramentas que permitam a transmissão de imagens de alta definição, garantindo uma boa visualização dos exames.
Segurança da informação
Além disso, devem ser adotados todos os cuidados necessários à segurança da informação que diz respeito à privacidade dos dados dos pacientes.
Documentos auxiliares
Para qualidade do laudo médico, o exame radiológico deve ser acompanhado de documentos auxiliares, como o pedido médico e os dados clínicos do paciente, incluindo hipótese diagnóstica, anamnese, questionário pré-exame e outros.
Tal conjunto de informações, além da qualidade do próprio exame, é essencial à assertividade do laudo.
Entrega do laudo emitido a distância
Após a emissão do laudo pelo especialista da empresa de telerradiologia, a entrega é realizada pelo mesmo sistema online que, em alguns casos, pode ser integrado ao sistema de gestão hospitalar para facilitar o acesso aos laudos pelas equipes internas.
VAMOS CONVERSAR?
Quais as vantagens da telerradiologia?
A consolidação da telerradiologia deve-se aos diversos benefícios que a solução garante ao setor de radiologia e à operação de instituições de saúde. Conheça os principais a seguir.
Redução da complexidade operacional
A telerradiologia funciona a partir de processos previamente estabelecidos para que toda operação seja fluída, eficaz e assertiva. Dessa forma, a solução pode colaborar para reduzir a complexidade operacional da clínica ou hospital.
Com a solução, parte dos processos é desempenhada pelo parceiro, reduzindo a carga de atividades internas.
Suporte 24 horas às equipes internas
A telerradiologia atua contribuindo com as demandas das equipes internas, favorecendo, por exemplo, a redução da fila de espera por laudos.
Uma das principais vantagens é que o serviço de telerradiologia pode ser ininterrupto, funcionando todos os dias da semana, 24 horas por dia, como no caso da Telelaudo. Por conta disso, os times internos têm maior flexibilidade para férias e folgas em períodos noturnos, finais de semana e feriados.
Por conta disso, os gestores alcançam resultados satisfatórios na gestão de pessoas, evitando a sobrecarga dos colaboradores.
Alta qualidade dos laudos e de subespecialidades
Os serviços de telerradiologia disponibilizam laudos de subespecialistas, garantindo qualidade em demandas complexas.
A formação dos profissionais é extensa, incluindo no mínimo os seis anos na Faculdade de Medicina e três anos de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Além disso, alguns radiologistas especializam-se em subáreas da radiologia, como: neurorradiologia, pediatria, medicina interna, radiologia torácica, musculoesquelético, mamária, cardíaca, abdominal, oncológica, cabeça e pescoço e intervencionista.
Dessa forma, uma tomografia do cérebro, por exemplo, deve ser preferencialmente analisada por um radiologista subespecialista em neurorradiologia.
Para clínicas e hospitais é difícil manter tantos especialistas devido à demanda interna insuficiente, mas nas empresas de telerradiologia a especialização é possível e recorrente, o que garante alta qualidade dos laudos.
Telerradiologia promove agilidade na entrega de laudos
Os serviços de telerradiologia podem ter prazos para devolução dos laudos que variam de acordo com o contrato. Na Telelaudo, contratualmente, o prazo para laudos de urgência é de 2 horas e de rotina até 24 horas.
No entanto, em média, os laudos de urgência são entregues em menos de 1 hora e os de rotina em até 16 horas. Para exames de rotina os finais de semana e feriados não são considerados na contagem para o prazo de entrega.
Alcance geográfico com laudos a distância
Um dos benefícios da telerradiologia é que o serviço é operacionalizado por meio da internet, de forma que o alcance geográfico cobre todo o território nacional.
Isso é particularmente importante para regiões nas quais é mais difícil a contratação de mão de obra especializada, garantindo que mesmo locais mais afastados, como áreas rurais, indígenas e outras tenham acesso aos serviços de radiologia especializados.
Como é feita a implementação da telerradiologia?
Após a contratação do serviço de telerradiologia, existem três passos centrais para que ele entre em vigor, incluindo:
- instalação da infraestrutura que permitirá a comunicação dos exames e laudos entre a empresa contratante e a contratada;
- treinamento dos profissionais da clínica ou hospital sobre como é feito o envio dos exames e informações adicionais e também sobre o processo de solicitação e recepção dos laudos;
- alinhamento dos protocolos para correta operacionalização do serviço.
Após essas etapas, a clínica ou hospital já têm condições de iniciar o envio de exames e recebimento dos laudos.
Como é a regulamentação da Telerradiologia no Brasil?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) normatizou a telerradiologia no Brasil por meio da Resolução nº 1890/2009.
A regulamentação da área, no entanto, foi atualizada em 2014, passando a valer a Resolução do CFM Nº 2.107/2014 na qual são normatizadas a atuação das empresas que disponibilizam serviços de telerradiologia e dos contratantes, como clínicas, hospitais e centros de diagnóstico.
Sobre a Telelaudo
A Telelaudo foi a pioneira no Brasil na realização do serviço de laudos a distância, sendo fundada pelos médicos radiologistas Dr. Flávio Lanes e Dr. Felipe Nirenberg.
Com cobertura em todo território nacional, a Telelaudo atende as modalidades de ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiografia (raios-X) geral, contrastada e no padrão OIT (medicina do trabalho), mamografia, densitometria óssea e odontologia.
Com serviços de laudos de rotina, urgência e laudos de subespecialistas, a Telelaudo é a primeira e única Telerradiologia a ser certificada pelo PADI, sendo a parceira ideal para a transformação da sua clínica.
Telelaudo: Sua Equipe Sempre Completa.