Qual a relação entre telemedicina e laudo a distância na radiologia?
Os laudos a distância na radiologia consistem em uma das soluções que integram a telemedicina. A telemedicina refere-se aos serviços médicos intermediados por tecnologias da informação e comunicação (TIC).
A telemedicina é mais ampla e tem diferentes soluções que a integram, como os teleatendimentos, telemonitoramento, comunicações entre médicos e também programas de aperfeiçoamento profissional.
Quais os benefícios do laudo a distância na radiologia?
A busca por laudo a distância na radiologia tem aumentado entre gestores de clínicas e hospitais devido aos benefícios proporcionados por esse serviço, como:
- modernização dos processos com atualização dos equipamentos do setor de radiologia;
- possibilidade de aumentar a capacidade de atendimento da demanda de forma rápida e sem investimentos extras;
- ampliação do leque de exames que podem ser realizados localmente, visto que os laudos a distância podem ser analisados por especialistas;
- maior eficiência e agilidade no fluxo de atendimento do setor de radiologia, evitando o surgimento de filas de laudos e demora na entrega dos resultados dos exames;
- melhora da gestão de pessoas do setor radiológico, visto que se reduz a necessidade de plantões e escalas;
- substituição de custos fixos por custos variáveis, uma vez que o pagamento dos laudos a distância é baseado nos exames laudados no período;
- agilidade na entrega dos resultados que pode levar, em média, uma hora em solicitações urgentes e até 24 horas em solicitações rotineiras;
- possibilidade de disponibilizar serviços radiológicos quando os gestores não encontram mão de obra especializada na região.
Além dessas vantagens gerenciais e operacionais relacionadas à telerradiologia, o serviço também é importante para reduzir os deslocamentos dentro das instituições de saúde, uma demanda cada vez maior após a pandemia da Covid-19.
Qual a regulamentação da telerradiologia no Brasil?
No Brasil, a telemedicina é regulamentada desde a publicação da Resolução nº 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina. O laudo a distância da radiologia passou a ser permitido no País desde 2009.
Apenas em 2014, entretanto, com a resolução nº 2.107/2014 do CFM é que foram definidas as diretrizes e normativas para orientar as empresas que prestam os serviços de telerradiologia e também os centros de diagnóstico e hospitais que fazem uso dos serviços.
Dessa forma, os laudos a distância na radiologia são legalmente regulamentados e permitidos desde que sigam as diretrizes técnicas, éticas e operacionais do CFM.
Quais tipos de exames podem ser laudados a distância?
Existem diferentes exames que podem ser laudados a distância para redução das complexidades operacionais da clínica, hospital ou centro de diagnóstico, como:
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética;
- raios-x;
- mamografia;
- densitometria óssea;
- odontologia.
Quando contar com a opção de laudo a distância na radiologia?
A opção pelo laudo a distância na radiologia pode ser feita em diferentes circunstâncias gerenciais e operacionais, no entanto, a solução visa garantir a qualidade e agilidade nos serviços prestados, devendo sempre funcionar em parceria com as equipes internas.
Existem diferentes cenários nos quais a adesão ao laudo a distância em radiologia é recomendada, como:
- quando os gestores têm dificuldade de contratar radiologistas na região, o que compromete o atendimento aos pacientes;
- quando a equipe interna está sobrecarregada e com dificuldades de manter a fila de exames radiológicos em dia;
- quando há desafios na gestão de pessoas do setor, com excesso de horas extras e plantões;
- quando a instituição planeja ampliar a capacidade nos atendimentos radiológicos;
- quando a instituição almeja investir em um novo equipamento radiológico, mas não tem profissionais para absorver o aumento da demanda de exames e a oferta de radiologistas na região é limitada;
- quando a instituição almeja a simplificação dos processos e modernização do setor de radiologia.
Portanto, além dos benefícios ao atendimento ao paciente, a telerradiologia é uma aliada da gestão que pode ter uma operação simplificada e também obter ganhos relacionados à gestão de recursos humanos.
Por que contratar a Telelaudo?
A Telelaudo foi pioneira no Brasil a disponibilizar o serviço de laudo a distância em radiologia, sendo fundada pelos médicos radiologistas Dr. Flávio Lanes e Dr. Felipe Nirenberg, juntamente com toda uma equipe de médicos radiologistas sub especializados.
Em 2022, a Telelaudo se tornou a primeira empresa de telerradiologia a ser acreditada pelo CBR PADI, certificando a experiência, comprometimento e excelência dos seus serviços.
Além disso, todos os processos da Telelaudo para laudo a distância em radiologia seguem as diretrizes do Conselho Federal de Medicina. A empresa conta com uma rede de radiologistas experientes, garantindo qualidade, precisão e agilidade.