NOSSA HISTÓRIA

O Brasil é um país com dimensões continentais onde, segundo estudo do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), há cerca de 12.868 radiologistas (equivalente a apenas 3% dos médicos) distribuídos de forma desigual, com mais radiologistas vivendo e trabalhando nos grandes centros urbanos. Faltam médicos para laudar em alguns locais mais remotos e, consequentemente, pacientes são obrigados a viajar centenas de quilômetros para fazer seus exames de imagem.

A Telelaudo nasceu nesse contexto de dificuldade que regiões afastadas dos grandes centros têm em encontrar radiologistas. Continue lendo e conheça a história da empresa pioneira em telerradiologia no Brasil.

Quando o radiologista Flávio Lanes pretendia abrir uma clínica no interior da Bahia, percebeu um problema comum entre as casas de saúde afastadas das metrópoles: a falta de profissionais especializados.

Sem condições de mudar para a cidade, já que sua família estava instalada em Vitória (ES), Flávio começou a buscar alternativas e encontrou um nome conhecido: Robert Lapidus, radiologista americano com quem havia estudado nos Estados Unidos. Lapidus estava à frente de uma tecnologia de telerradiologia norte-americana, um processo em que os exames eram realizados no local, mas os laudos eram feitos a distância. Ao invés de buscar um profissional fora da cidade, ou ele mesmo mudar para lá, o próprio médico poderia fazer o laudo a partir das imagens que chegariam pela internet.

 

historia da telelaudo

Dr. Flavio Lanes (camisa listrada), Dr. Robert Lapidus e Fernanda Cipriano. Foto histórica dos primeiros passos da Telelaudo.

 

Flávio entrou em contato com o radiologista americano, o que resultou na parceria com a ConnectRad, empresa que na época já tinha oito anos de experiência no mercado de telerradiologia. O que era apenas uma solução para sua clínica, se transformou em um novo negócio para a área médica brasileira. Foi assim que a Telelaudo surgiu no mercado de radiologia em 2009, durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR), buscando diminuir a desigualdade da distribuição de radiologistas no Brasil através da telerradiologia. 

“Lidar com o novo é sempre desafiador, pois é uma mudança de paradigma. Acreditamos desde o início, no entanto, que a telerradiologia profissional e sistematizada traria oportunidades para os radiologistas, tornando viável a abertura de clínicas em qualquer lugar do País, ampliando o campo de trabalho para o médico”, diz Flávio Lanes, fundador e CEO da Telelaudo.

Nestes últimos anos, a marca Telelaudo virou sinônimo de telerradiologia. A empresa foi uma das primeiras a apostar no serviço, que abriu oportunidades para radiologistas de todo o País e também para clínicas que podem usufruir de uma equipe especializada e qualificada.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Escritório da Telelaudo em 2015.

    Com a oferta de laudos onde não há radiologistas, diminuição da sobrecarga e melhora na qualidade de vida dos médicos locais, a Telelaudo pode dar aos serviços de imagem a confiança de terem suas equipes sempre completas, atendendo a todos os tipos de exames e evitando atrasos na entrega dos laudos.

    “Na época, ninguém entendia direito o que é a telerradiologia, não sabiam se realmente funcionava e havia bastante resistência com o desconhecido. Era um desafio conseguir novos clientes e radiologistas que acreditassem no serviço”, diz Fernanda Cipriano, fundadora e Diretora de Operações da Telelaudo.

    Mais ou menos no momento em que a Telelaudo era fundada, dois jovens radiologistas, Dr. Felipe Morais e Dr. Felipe Nirenberg, estavam concluindo a residência e com espírito empreendedor buscaram algo novo na radiologia brasileira. Juntaram-se, então, a um especialista em novos negócios, Alexandre Ribenboim, e formaram a Pró-Laudo.

     

    Dr. Felipe Nirenbeg, Dr. Flavio Lanes e Dr. Felipe Morais.

    Em 2015, a Telelaudo se uniu com a Pró-Laudo, na época a 2a maior empresa de telerradiologia do Brasil, formando a nova Telelaudo, líder absoluta em telerradiologia no País, somando uma equipe de mais de 100 radiologistas que atendem a mais de 450 serviços de imagem de pequeno, médio e grande porte em todo território nacional. Ainda em 2015, a empresa deu início à Telelaudo Odonto, passando a oferecer também o serviço de laudos a distância para odontologia.

    A Telelaudo passou a contratar uma equipe de radiologistas subespecializada para prestar o serviço de telerradiologia em todo o Brasil e, como consequência, o ano de 2018 foi marcado por duas conquistas: a comemoração dos 10 anos de atuação da Telelaudo, durante a 48ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2018), e o marco de mais de 2.500.000 laudos emitidos, indicando novamente a aceitação do serviço por médicos, hospitais e clínicas em todo o País.

    Em 2019 passamos por uma nova fusão, desta vez com a DiagRad, e tivemos a certeza de que estávamos no caminho certo ao receber da Revista Medicina S/A o título de uma das 50 empresas mais inovadoras da área da saúde do Brasil.

    Fundadores da Telelaudo e da DiagRad.

    Durante o ano de 2021, trouxemos mais uma inovação em serviços de radiologia a distância: o Telecomando. Esta nova solução permite realizar exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética mesmo quando não há técnicos disponíveis no local para operar o equipamento, empregando técnicos a distância para acompanhar e operar as atividades por meio de robôs, sensores, câmeras e sistemas de áudio.

    Ao longo da nossa história nestes anos, sempre seguimos as normas de qualidade, segurança e sustentabilidade na radiologia. Em 2022 recebemos a acreditação do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), do CBR, o que fez da Telelaudo a primeira e única Telerradiologia do Brasil a ser acreditada pelo programa.

    Com mais de 5 milhões de laudos emitidos, a Telelaudo continua garantindo que a sua equipe esteja sempre completa, oferecendo cobertura com qualidade durante os 365 dias do ano.

    Confraternização de fim de ano da equipa da Telelaudo em 2021.

    SEUS LAUDOS ATRASAM?

    Coloque em dia os laudos
    atrasados.

    SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

    Complete a sua equipe de radiologistas
    em qualquer modalidade.

    QUER INVESTIR PARA CRESCER?

    Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.

    ×