TIC: o que é e como é utilizada na saúde

 Em Curiosidades, Destaques na Saúde

Entenda o que é TIC e como o avanço tecnológico pode ser benéfico para auxiliar na área da saúde. Saiba mais!

A sigla TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ainda é desconhecida por muitos, e trata-se de um conceito bastante amplo. 

Podemos dizer que essa prática abrange as tecnologias mais modernas que servem como mediadoras nos processos de comunicação das empresas.

A tecnologia teve um avanço significativo nos últimos anos, e continua evoluindo cada vez mais. Atualmente, ela está presente em todos os segmentos, assim como a medicina.

Entenda agora o que é TIC e como é utilizada na saúde. Boa leitura!

O que é TIC?

O termo é uma sigla para Tecnologia da Informação e Comunicação, e trata-se de uma mescla de recursos de hardware, software e telecomunicações potencializados pela internet para melhorar os fluxos de comunicação nas instituições.

Melhorando, também, a qualidade dos serviços prestados em tais instituições. A tecnologia é utilizada por empresas de diversos segmentos.

Exemplos de TIC

Os exemplos mais comuns de TIC podem ser especificados como:

  • Industriais: soluções de automação para acelerar os processos mais cansativos nas indústrias;
  • Comerciais: ferramentas para favorecer uma gestão mais estratégica, melhorando os resultados do negócio;
  • Financeiras: sistemas inteligentes como os utilizados em fintechs para lidar com o Big Data;

O uso de TIC na saúde

Essa é uma das tecnologias que a medicina abraçou, e tem sido utilizada para tornar mais fácil lidar com a demanda da área.

A maioria dos seus avanços estão relacionados a telemedicina, que trata-se do uso das tecnologias modernas da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a um número maior de pacientes.

Com a telemedicina, os profissionais da saúde conseguem automatizar processos, ter uma maior produtividade e conseguir lidar melhor com a demanda de pacientes.

Também é algo extremamente vantajoso para os pacientes, visto que é uma tecnologia que permite que eles tenham acesso a resultados de exames de forma 100% digital, sem fazer demasiadas consultas na clínica.

Confira os avanços que a telemedicina trouxe para a área:

  • Crescimento em anotações de enfermagem;
  • Crescimento em histórico e anotações clínicas do paciente;
  • Aumento na realização de exames radiológicos;
  • Maior facilidade no diagnóstico de doenças;

Além disso, a telemedicina contribuiu para que os pacientes consigam ter um acesso maior aos serviços de saúde, já que até mesmo aqueles que moram em lugares mais afastados podem ter a praticidade de acessar os dados de seus exames de forma digital.

Qual a relação de TIC com telecomando?

O telecomando, assim como a telemedicina e a telerradiologia, é uma solução para serviços médicos utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Logo, são tecnologias que operam em conjunto. A utilização do telecomando em clínicas e hospitais gera benefícios aos gestores e aos pacientes, facilitando as práticas de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Com essa tecnologia, é possível manter a agenda de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética mesmo quando não há técnicos disponíveis presencialmente no local para operar o equipamento.

Isso é possível pois os técnicos responsáveis que não estão presentes no local conseguem acompanhar e operar as atividades por meio de um robô, sensores, câmeras e um sistema de áudio.

Logo, o técnico a distância tem uma comunicação contínua com o paciente e o auxiliar técnico local, que recebe as informações para orientar o paciente até o equipamento.

Dessa forma, o telecomando faz parte da telemedicina, que inclui a prestação de serviços utilizando TIC.

Para se informar mais sobre o assunto, confira o nosso conteúdo completo a respeito das técnicas e tecnologias utilizadas no telecomando.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×