Terapia de radiação ajuda pacientes em tratamento

 Em Destaques na Saúde

Novos usos não faltam para impressão 3D – e agora podemos adicionar a terapia de radiação para a lista. De acordo com reportagem publicada pelo site Auntminne.com, uma especialista canadense desenvolveu uma técnica de impressão 3D que converte dados de tomografias computadorizadas  de pacientes em acessórios similares a almofadas e máscaras – que emitem radiação em baixa dosagem para o uso em terapias.

Os acessórios são posicionados na área do tumor, podendo ser usados para várias indicações, incluindo a terapia de radiação de uso externo em pacientes submetidos a tratamento após mastectomia – remoção total ou parcial através de cirurgia indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Eles também podem ser usados ​​para pacientes em tratamento de cancros da pele e cancros da cabeça e pescoço.

Corrigindo irregularidades

Na terapia de radiação, uma máscara ou almofada é utilizada durante o tratamento para corrigir irregularidades anatômicas e entregar a dose correta de radiação à área alvo. Como as máscaras e almofadas são criadas a partir de impressões 3D, elas se adaptam perfeitamente na anatomia de cada paciente, sendo um avanço para os tratamentos.

Leia Reportagem Completa

Fonte: Portal Auntminne.com

Crédito de imagem: Portal Auntminne.com

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×