Por que não há acordo quanto a realização de mamografias?

 Em Radiologia

Depois da Sociedade Americana do Câncer passou a recomendar – em outubro do ano passado – que mulheres com 45 anos ou mais devem realizar mamografia anualmente e mulheres acima de 54 anos devem realizar o exame bienal enquanto forem saudáveis, foi a vez de outra renomada entidade americana, a US Preventive Task Force, divulgar suas orientações.

Segundo a Instituição, o exame de rotina deve ser realizado a partir de 50 anos e repetido a cada dois anos até os 74. Desta forma, diminuem as chances da realização de biópsias desnecessárias em mulheres com carcinomain situque, normalmente, não necessita de tratamento. Porém, médicos que defendem o procedimento a partir dos 40 ou 45 anos afirmam que, após tratar o carcinoma, diminuem as chances do desenvolvimento do câncer em até 98% dos casos.

Apesar da influência das diretrizes americanas, no Brasil, deve-se considerar que a porcentagem de mulheres com câncer de mama entre 40 e 50 anos é de 25% – nos EUA a porcentagem fica entre 12% e 13%. As Sociedades Brasileiras de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia indicam a mamografia preventiva para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Ler Reportagem Completa

Fonte:Revista Galileu Online

Crédito de imagem:Revista Galileu Online

VAMOS CONVERSAR?