Paciente sexo masculino, 37 anos fazendo bateria de exames para check-up.

 Em Estudo de caso

Achados de imagem:

estudo de caso 1 newsletter - Telelaudo
estudo de caso 1 newsletter - Telelaudo

 

Exame de TC de tórax demonstrando área de hipodensidade acometendo o lobo inferior direito, associado a redução do calibre dos vasos e brônquios segmentares nesta região.

Hipóteses Diagnósticas:

Os achados de hiperlucência pulmonar idiopática, em paciente jovem, associado à redução de calibre de vasos e brônquios faz lembrar a possibilidade de Síndrome de Swyer-James- McLeod’s.

 

Síndrome de Swyer- James- MacLeod’s
Síndrome do pulmão hiperluzente unilateral, embora de patogênese não inteiramente compreendida, acredita-se ser decorrente de infecção respiratória na infância ou adolescência que levaria ao não desenvolvimento normal de um segmento pulmonar através de um mecanismo fisiopatológico secundário ao aprisionamento aéreo e vasoconstrição hipóxica.
Dentre os estudos complementares para confirmação diagnóstica sugerem-se TC de tórax com técnica de inspiração e expiração e Cintilografia pulmonar ( V/P).
Os diagnósticos diferenciais incluem: Atresia da artéria pulmonar, enfisema bolhoso localizado, obstrução brônquica.

 

Referências Bibliográficas:

  • Rosenberg NP, Pavan DA, Streher LA, Pasqualotto AC. Síndorme de Swyer-James-McLeod.Relato de caso. J Pneumol 1999,25 ( 1): 57-60
  • Miguel JP, Chan KA, Casagrande WM, Ortega HA. Síndrome de Swyer-James-McLeod. Relato de casos. Rev Soc Bras Clin Med.2014 abr-jun; 12 ( 2)

 

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×