O impacto positivo do PACS: Picture Archiving and Communication System

 Em Radiologia

O avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos permitiu à indústria da saúde se modernizar e tratar de forma digital tarefas diárias do setor, como o agendamento de consultas e cadastro de pacientes, execução dos exames e emissão de laudos. De acordo com o site Saúde Business, embora o setor da saúde ter sido um dos que mais se beneficiou com a tecnologia, as instituições ainda estão descobrindo os impactos que elas têm no seu dia a dia.

Em meados dos anos 90, com a utilização em grande escala de sistemas digitais no setor, principalmente na radiologia, foi criado o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). Trata-se de um sistema que lida com a digitalização, pós-processamento, distribuição e armazenamento de imagens médicas. Sua principal função é otimizar a troca de informações entre médicos e prover fácil acesso a exames de imagem.

A implantação do sistema PACS em uma instituição de saúde surge principalmente da necessidade de ter ferramentas que auxiliem na gestão do serviço. A integração de sistemas ao PACS possibilita também reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e diminuir o tempo de espera do paciente.

O PACS permite, ainda, ter um registro único de cada paciente, com acesso universal a seus dados, e redução do impacto ambiental causado pela utilização da revelação dos exames.

Fonte: Portal Saúde Business

Crédito de imagem: Portal Saúde Business

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×