Robô cirurgião utiliza imagem 3-D para operar com precisão

 Em Destaques na Saúde

Um cirurgião robô foi programado para executar de forma autômata procedimentos de sutura e cirurgias em tecidos moles de maneira precisa e confiável. De acordo com artigo do MIT Technology Review, o robô pode superar a performance de cirurgiões.

Desenvolvido por pesquisadores do Sistema Nacional de Saúde Infantil de Washington – EUA, o robô utiliza um sistema de imagem 3-D avançado com sensor para aplicar pontos em tecidos moles com precisão. Atualmente, a maioria dos robôs cirúrgicos são controlados remotamente e nenhum sistema automatizado tem sido utilizado para essas finalidades. Assim, o trabalho, publicado na revista Science Translational Medicin, mostra o potencial de instrumentos cirúrgicos automatizados para aprimorar os resultados de intervenções.

Para Peter Kim, um dos desenvolvedores do projeto, a tecnologia não deve substituir os cirurgiões humanos. Ele explica que um cirurgião precisa supervisionar o trabalho do robô e assumir em caso de emergências, como hemorragia inesperada.

Ler reportagem completa

Fonte: MIT Technology Review

Crédito de imagem: MIT Technology Review

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×