Qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde?
O atendimento humanizado na saúde gera benefícios aos pacientes, familiares, profissionais da saúde e também gestores de clínicas e hospitais
O atendimento humanizado é uma tendência na área da saúde, mas precisa ser estruturado de forma eficaz por gestores e envolver todos os profissionais da instituição.
Atualmente, a humanização do atendimento é uma expressão da ética e dos valores de suporte médico, gerando benefícios à saúde do paciente, mas também à clínica ou hospital.
O que é o atendimento humanizado na área da saúde?
Focado no bem-estar do paciente por meio de um suporte individualizado e personalizado do paciente, o atendimento humanizado envolve tanto a promoção da saúde do próprio paciente, como também o respeito e cuidado com familiares e acompanhantes.
Ao visar a integralidade do cuidado médico, esse atendimento baseia-se tanto na qualidade técnica do suporte de saúde, como também com uma comunicação atenta, transparente e empática. Entre suas características incluem-se:
- conhecer e respeitar as características físicas e emocionais individuais do paciente e seus familiares para definição do tratamento;
- valorizar a comunicação, com atenção voltada a ouvir as demandas do paciente, tanto aquelas relacionadas às queixas, como também seu estilo de vida e dúvidas, além de clareza para informar sobre questões técnicas;
- atenção multidisciplinar às necessidades do paciente, envolvendo diferentes profissionais no suporte clínico;
- ética no exercício da profissão, respeitando os pressupostos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os valores vigentes na vida em sociedade.
Portanto, a adoção do atendimento humanizado passa por diferentes elementos do suporte em saúde, desde a recepção do paciente, até foco no bem-estar, respeito às crenças e individualidades e comprometimento no exercício da atividade.
Quais os benefícios do atendimento humanizado em clínicas e hospitais?
A importância do atendimento humanizado explica-se com seus diversos benefícios diretos ao paciente e seus familiares, mas também à instituição de saúde como um todo.
Bem-estar do paciente
O foco do atendimento humanizado é promover o bem-estar do paciente durante a assistência especializada de forma que ele sinta-se recepcionado, cuidado e ouvido pela equipe.
Estudos demonstram que a humanização do atendimento pode beneficiar diretamente a saúde do paciente, contribuindo na sua recuperação.
Tais benefícios devem-se à assistência global que abarca questões emocionais e psicológicas do paciente, problemas e queixas diversas que ele relata, ainda que em um primeiro momento elas não pareçam relacionadas à doença central e também a presença da família.
Com isso, o paciente consegue responder melhor ao tratamento, inclusive pela clareza na comunicação que vai colaborar diretamente nos cuidados em casa e em mudanças no estilo de vida que sejam necessárias para a preservação da saúde.
Clareza na comunicação
A clareza, objetividade e eficiência da comunicação são importantes para que o paciente seja ouvido em um primeiro momento, mas também que consiga compreender melhor a patologia, as recomendações médicas e o tratamento.
É imprescindível que a linguagem adotada seja acessível, evitando dúvidas sobre quaisquer etapas do cuidado médico.
Respeito à família
A participação próxima da família é outro elemento valorizado no atendimento humanizado, uma vez que é importante que eles estejam bem informados e que possam interagir com o paciente em diferentes momentos, mesmo em caso de internação.
A presença da família colabora tanto no bem-estar do paciente, como envolve mais pessoas na assistência, o que poderá ocorrer mesmo em casa.
Satisfação dos profissionais de saúde
Ao adotar o atendimento humanizado na instituição, diferentes benefícios são promovidos aos profissionais da saúde, como:
- infraestrutura adequada ao exercício da profissão;
- processos claros e transparentes, facilitando a dinâmica diária;
- um ambiente mais agradável para trabalhar;
- redução do estresse;
- gestão hospitalar que investe na qualificação e formação dos profissionais;
- atendimentos individualizados com interações mais relevantes ao paciente e profissional.
Portanto, obtêm-se um ambiente favorável ao bem-estar do profissional que consegue exercer suas funções com excelência e qualidade.
Tais benefícios resultam em um clima organizacional mais benéfico, o que contribui na retenção de profissionais, redução do absenteísmo e satisfação e motivação no trabalho.
Processos claros e transparentes
Para funcionar de forma eficaz, é fundamental que haja uma revisão e reestruturação dos processos de recepção, atendimento, encaminhamento e tratamentos dos pacientes.
Modernização tecnológica
Atualmente, o atendimento humanizado está cada vez mais atrelado à modernização tecnológica para promover eficiência, agilidade, redução de custos e otimização dos processos.
Dessa forma, a gestão tem como benefício ao adotá-lo, uma oportunidade de incorporação de novas tecnologias que vão influenciar o suporte ao paciente mais diretamente, mas também as funções gerenciais e administrativas.
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Focado no bem-estar do paciente por meio de um suporte individualizado e personalizado do paciente, o atendimento humanizado envolve tanto a promoção da saúde do próprio paciente, como também o respeito e cuidado com familiares e acompanhantes.
Ao visar a integralidade do cuidado médico, esse atendimento baseia-se tanto na qualidade técnica do suporte de saúde, como também com uma comunicação atenta, transparente e empática. Entre suas características incluem-se:
- conhecer e respeitar as características físicas e emocionais individuais do paciente e seus familiares para definição do tratamento;
- valorizar a comunicação, com atenção voltada a ouvir as demandas do paciente, tanto aquelas relacionadas às queixas, como também seu estilo de vida e dúvidas, além de clareza para informar sobre questões técnicas;
- atenção multidisciplinar às necessidades do paciente, envolvendo diferentes profissionais no suporte clínico;
- ética no exercício da profissão, respeitando os pressupostos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os valores vigentes na vida em sociedade.
Portanto, a adoção do atendimento humanizado passa por diferentes elementos do suporte em saúde, desde a recepção do paciente, até foco no bem-estar, respeito às crenças e individualidades e comprometimento no exercício da atividade.
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Tais benefícios devem-se à assistência global que abarca questões emocionais e psicológicas do paciente, problemas e queixas diversas que ele relata, ainda que em um primeiro momento elas não pareçam relacionadas à doença central e também a presença da família.
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Clareza na comunicação
A clareza, objetividade e eficiência da comunicação são importantes para que o paciente seja ouvido em um primeiro momento, mas também que consiga compreender melhor a patologia, as recomendações médicas e o tratamento.
É imprescindível que a linguagem adotada seja acessível, evitando dúvidas sobre quaisquer etapas do cuidado médico.
Respeito à família
A participação próxima da família é outro elemento valorizado no atendimento humanizado, uma vez que é importante que eles estejam bem informados e que possam interagir com o paciente em diferentes momentos, mesmo em caso de internação.
A presença da família colabora tanto no bem-estar do paciente, como envolve mais pessoas na assistência, o que poderá ocorrer mesmo em casa.
Satisfação dos profissionais de saúde
Ao adotar o atendimento humanizado na instituição, diferentes benefícios são promovidos aos profissionais da saúde, como:
- infraestrutura adequada ao exercício da profissão;
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- um ambiente mais agradável para trabalhar;
- redução do estresse;
- gestão hospitalar que investe na qualificação e formação dos profissionais;
- atendimentos individualizados com interações mais relevantes ao paciente e profissional.
Portanto, obtêm-se um ambiente favorável ao bem-estar do profissional que consegue exercer suas funções com excelência e qualidade.
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Processos claros e transparentes
Para funcionar de forma eficaz, é fundamental que haja uma revisão e reestruturação dos processos de recepção, atendimento, encaminhamento e tratamentos dos pacientes.
Modernização tecnológica
Atualmente, o atendimento humanizado está cada vez mais atrelado à modernização tecnológica para promover eficiência, agilidade, redução de custos e otimização dos processos.
Dessa forma, a gestão tem como benefício ao adotá-lo, uma oportunidade de incorporação de novas tecnologias que vão influenciar o suporte ao paciente mais diretamente, mas também as funções gerenciais e administrativas.