Entenda o que é o Hospital e Clínica 4.0

 Em Curiosidades

Hospital e Clínica 4.0 representam nova era de modernização na área da saúde com benefícios para gestores, profissionais e pacientes

A tecnologia tem transformado significativamente as práticas em saúde e é nesse contexto que surge o conceito de Hospital e Clínica 4.0.

Seguindo processos que atingiram anteriormente a indústria e o varejo, por exemplo, a saúde também se moderniza e uma nova onda de atualizações e tecnologias compõem esse novo cenário.

O que é Hospital e Clínica 4.0?

O termo Hospital e Clínica 4.0 é usado para referir-se aos processos hospitalares mediados por soluções da tecnologia digital.

O objetivo da modernização das operações, integrando novas ferramentas, é ter um aumento da eficiência, agilidade e segurança, ao mesmo tempo em que se obtém redução dos custos operacionais.

A modernização das operações hospitalares geralmente ocorre em etapas e é uma nova fase tecnológica que se refere o “4.0” em contraste com transformações precedentes, como foi a computação e o início do uso da internet.

Quais tecnologias fazem parte do Hospital e Clínica 4.0?

Ainda que esteja diretamente relacionado à tecnologia e digitalização, o conceito Hospital e Clínica 4.0 não engloba soluções como computador e internet, pois esses já são elementos de etapas anteriores da transformação tecnológica.

Quando se fala em Hospital e Clínica 4.0, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera tecnologias como:

  • Internet das Coisas (IoT): são os dispositivos conectados à internet e com operacionalização autônoma. São exemplos os relógios vestíveis para monitoramento de dados vitais, câmeras que monitoram a temperatura dos ocupantes, sensores etc.
  • Inteligência Artificial (IA): trata-se da capacidade das máquinas de processar e decidir com base no aprendizado obtido em bancos de dados. Um exemplo são os sistemas que analisam exames radiológicos e definem uma ordem de priorização conforme a gravidade do caso;
  • Big Data: consiste na grande capacidade de coleta e processamento de dados, como um monitoramento amplo dos sintomas dos pacientes para identificar novos surtos ou epidemias;
  • Robótica: trata-se do uso de robôs para auxiliar em diferentes processos, desde a recepção de pacientes no hospital, realização de exames complexos a distância, como com o telecomando, e até cirurgias com alto nível de precisão.

Para operacionalização do telecomando, por exemplo, utiliza-se um robô para que o técnico remoto possa realizar exames de alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Quais os benefícios para área da saúde?

Os benefícios à saúde com a modernização promovida pelo Hospital e Clínica 4.0 são diversos, como:

  • aumento da eficiência e agilidade operacional;
  • melhora da capacidade produtiva das instituições, incluindo prevenção de doenças e surtos epidemiológicos;
  • melhor direcionamento dos recursos financeiros e humanos;
  • eficiência logística com menos desperdício de insumos e medicamentos;
  • redução dos custos operacionais;
  • aumento da qualidade no atendimento ao paciente;
  • assistência preventiva aos pacientes para reduzir quadros graves;
  • modernização de tratamentos, seja medicamento como cirúrgico.

Assim, os ganhos esperados com o Hospital e Clínica 4.0 são amplos e têm potencial para beneficiar gestores, profissionais da saúde e pacientes.

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