Entenda o que é o Hospital e Clínica 4.0
Hospital e Clínica 4.0 representam nova era de modernização na área da saúde com benefícios para gestores, profissionais e pacientes
A tecnologia tem transformado significativamente as práticas em saúde e é nesse contexto que surge o conceito de Hospital e Clínica 4.0.
Seguindo processos que atingiram anteriormente a indústria e o varejo, por exemplo, a saúde também se moderniza e uma nova onda de atualizações e tecnologias compõem esse novo cenário.
O que é Hospital e Clínica 4.0?
O termo Hospital e Clínica 4.0 é usado para referir-se aos processos hospitalares mediados por soluções da tecnologia digital.
O objetivo da modernização das operações, integrando novas ferramentas, é ter um aumento da eficiência, agilidade e segurança, ao mesmo tempo em que se obtém redução dos custos operacionais.
A modernização das operações hospitalares geralmente ocorre em etapas e é uma nova fase tecnológica que se refere o “4.0” em contraste com transformações precedentes, como foi a computação e o início do uso da internet.
Quais tecnologias fazem parte do Hospital e Clínica 4.0?
Ainda que esteja diretamente relacionado à tecnologia e digitalização, o conceito Hospital e Clínica 4.0 não engloba soluções como computador e internet, pois esses já são elementos de etapas anteriores da transformação tecnológica.
Quando se fala em Hospital e Clínica 4.0, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera tecnologias como:
- Internet das Coisas (IoT): são os dispositivos conectados à internet e com operacionalização autônoma. São exemplos os relógios vestíveis para monitoramento de dados vitais, câmeras que monitoram a temperatura dos ocupantes, sensores etc.
- Inteligência Artificial (IA): trata-se da capacidade das máquinas de processar e decidir com base no aprendizado obtido em bancos de dados. Um exemplo são os sistemas que analisam exames radiológicos e definem uma ordem de priorização conforme a gravidade do caso;
- Big Data: consiste na grande capacidade de coleta e processamento de dados, como um monitoramento amplo dos sintomas dos pacientes para identificar novos surtos ou epidemias;
- Robótica: trata-se do uso de robôs para auxiliar em diferentes processos, desde a recepção de pacientes no hospital, realização de exames complexos a distância, como com o telecomando, e até cirurgias com alto nível de precisão.
Para operacionalização do telecomando, por exemplo, utiliza-se um robô para que o técnico remoto possa realizar exames de alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Quais os benefícios para área da saúde?
Os benefícios à saúde com a modernização promovida pelo Hospital e Clínica 4.0 são diversos, como:
- aumento da eficiência e agilidade operacional;
- melhora da capacidade produtiva das instituições, incluindo prevenção de doenças e surtos epidemiológicos;
- melhor direcionamento dos recursos financeiros e humanos;
- eficiência logística com menos desperdício de insumos e medicamentos;
- redução dos custos operacionais;
- aumento da qualidade no atendimento ao paciente;
- assistência preventiva aos pacientes para reduzir quadros graves;
- modernização de tratamentos, seja medicamento como cirúrgico.
Assim, os ganhos esperados com o Hospital e Clínica 4.0 são amplos e têm potencial para beneficiar gestores, profissionais da saúde e pacientes.
Artigos Recentes
Hospital e Clínica 4.0 representam nova era de modernização na área da saúde com benefícios para gestores, profissionais e pacientes
A tecnologia tem transformado significativamente as práticas em saúde e é nesse contexto que surge o conceito de Hospital e Clínica 4.0.
Seguindo processos que atingiram anteriormente a indústria e o varejo, por exemplo, a saúde também se moderniza e uma nova onda de atualizações e tecnologias compõem esse novo cenário.
O que é Hospital e Clínica 4.0?
O termo Hospital e Clínica 4.0 é usado para referir-se aos processos hospitalares mediados por soluções da tecnologia digital.
O objetivo da modernização das operações, integrando novas ferramentas, é ter um aumento da eficiência, agilidade e segurança, ao mesmo tempo em que se obtém redução dos custos operacionais.
A modernização das operações hospitalares geralmente ocorre em etapas e é uma nova fase tecnológica que se refere o “4.0” em contraste com transformações precedentes, como foi a computação e o início do uso da internet.
Quais tecnologias fazem parte do Hospital e Clínica 4.0?
Ainda que esteja diretamente relacionado à tecnologia e digitalização, o conceito Hospital e Clínica 4.0 não engloba soluções como computador e internet, pois esses já são elementos de etapas anteriores da transformação tecnológica.
Quando se fala em Hospital e Clínica 4.0, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera tecnologias como:
- Internet das Coisas (IoT): são os dispositivos conectados à internet e com operacionalização autônoma. São exemplos os relógios vestíveis para monitoramento de dados vitais, câmeras que monitoram a temperatura dos ocupantes, sensores etc.
- Inteligência Artificial (IA): trata-se da capacidade das máquinas de processar e decidir com base no aprendizado obtido em bancos de dados. Um exemplo são os sistemas que analisam exames radiológicos e definem uma ordem de priorização conforme a gravidade do caso;
- Big Data: consiste na grande capacidade de coleta e processamento de dados, como um monitoramento amplo dos sintomas dos pacientes para identificar novos surtos ou epidemias;
- Robótica: trata-se do uso de robôs para auxiliar em diferentes processos, desde a recepção de pacientes no hospital, realização de exames complexos a distância, como com o telecomando, e até cirurgias com alto nível de precisão.
Para operacionalização do telecomando, por exemplo, utiliza-se um robô para que o técnico remoto possa realizar exames de alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Quais os benefícios para área da saúde?
Os benefícios à saúde com a modernização promovida pelo Hospital e Clínica 4.0 são diversos, como:
- aumento da eficiência e agilidade operacional;
- melhora da capacidade produtiva das instituições, incluindo prevenção de doenças e surtos epidemiológicos;
- melhor direcionamento dos recursos financeiros e humanos;
- eficiência logística com menos desperdício de insumos e medicamentos;
- redução dos custos operacionais;
- aumento da qualidade no atendimento ao paciente;
- assistência preventiva aos pacientes para reduzir quadros graves;
- modernização de tratamentos, seja medicamento como cirúrgico.
Assim, os ganhos esperados com o Hospital e Clínica 4.0 são amplos e têm potencial para beneficiar gestores, profissionais da saúde e pacientes.