Vantagens e cuidados da terceirização de profissionais na área da saúde

 Em Gestão

Terceirização de profissionais da saúde, como ocorre no telecomando, gera vantagens operacionais e administrativas às clínicas

A terceirização de profissionais na área da saúde é viável tanto para a recepção de pacientes como para a realização de exames radiológicos por meio do telecomando ou da elaboração dos laudos com a telerradiologia.

Apesar das vantagens da terceirização na saúde, é fundamental que gestores estejam conscientes de quais os ganhos dessa prática e quais cuidados devem ser tomados para garantir uma operação mais eficiente.

Quais as vantagens da terceirização de profissionais na área da saúde?

O levantamento das vantagens da terceirização dos profissionais da saúde deve servir como uma forma de alinhar práticas atuais com resultados esperados no longo prazo.

Treinamento e qualificação

Entre os benefícios da terceirização está que a responsabilidade pela contratação, treinamento e qualificação dos profissionais é da prestadora de serviços terceirizada, não recaindo sobre a clínica ou hospital.

Com isso, a clínica garante uma equipe capacitada e apta a operar as ferramentas disponíveis sem que seja necessário investir em programas de aperfeiçoamento profissional.

Gestão de escalas

Um dos desafios na área da saúde é a gestão de escalas, com dificuldades no gerenciamento de folgas, licenças e férias. A terceirização gera dois benefícios nesse sentido:

  • a gestão de escalas dos profissionais terceirizados é responsabilidade da prestadora de serviços contratada que deve manter a disponibilidade dos serviços conforme acordado;
  • a gestão de folgas e férias da equipe interna da clínica fica simplificada, pois a equipe terceirizada pode ser acionada para cobrir essas demandas, como nos finais de semana, feriados e período noturno.

A atuação conjunta entre equipes interna e externa é vantajosa para a administração na saúde, como ocorre em serviços como o telecomando e a telerradiologia.

Supervisão

telecomando: entenda como funciona a supervisão de serviços terceirizados

Os profissionais de saúde terceirizados são supervisionados por colaboradores da própria terceirizada, devendo justificar e entregar resultados e metas conforme estipulado pelo contrato.

Esse aspecto também garante que falhas e erros operacionais na prestação de serviços sejam mapeados e corrigidos pelos parceiros, facilitando as funções dos gestores da clínica.

Disponibilidade de serviços

Por meio da terceirização de profissionais na área da saúde é possível aumentar a disponibilidade e amplitude dos serviços prestados.

No caso do telecomando, por exemplo, uma clínica que oferece tomografia computadorizada e ressonância magnética pode ampliar o horário de atendimento ao contar com profissionais terceirizados que atuam a distância, realizando o exame.

Além disso, localidades nas quais a disponibilidade de profissionais qualificados é reduzida, o telecomando contribui no fornecimento de serviços de saúde que, de outra forma, seriam inacessíveis na região.

Foco no escopo de atuação

Com a terceirização, as clínicas e hospitais podem focar seus recursos e equipe de maneira mais alinhada com o foco de atuação.

Por exemplo, em uma clínica com diferentes especialidades, a área radiológica contribui nos diagnósticos e monitoramento dos casos, mas não é o foco da instituição.

Com o telecomando e telerradiologia, esse serviço pode ser oferecido internamente mas não demanda de tantos profissionais locais. 

Cuidados da terceirização na saúde

Apesar das vantagens da terceirização de profissionais na área da saúde, existem cuidados que devem ser considerados pelos gestores de antemão para garantir mais eficiência e qualidade no atendimento.

Alinhamento dos profissionais

Um dos desafios da terceirização, especialmente quando o profissional tem contato direto com o público, é o alinhamento dos valores e cultura da instituição.

O foco aqui deve ser que a prestadora de serviços terceirizada garanta que haja esse preparo e alinhamento com os colaboradores antes da prestação do serviço.

Por exemplo, em uma clínica na qual é valorizado o atendimento humanizado dos pacientes, o suporte dos profissionais de saúde terceirizados também deve seguir os princípios da humanização, garantindo alinhamento e padronização. 

Termos do contrato

É fundamental que os gestores de saúde avaliem minuciosamente os termos do contrato de prestação de serviço terceirizado.

Por exemplo, no caso da telerradiologia deve-se considerar qual o tempo de entrega de um laudo de rotina ou urgente, estruturando os processos e demandas da equipe interna de forma condizente com esses prazos.

Esse alinhamento operacional com o que está previsto em contrato é fundamental para que não haja frustração ou expectativas irrealistas em relação à prestadora de serviço que recaíam equivocadamente sobre os profissionais terceirizados.

Fluxo de processos

Muitas vezes quando há a terceirização de profissionais da saúde é necessária a atuação conjunta entre equipes internas e externas, sendo essencial o alinhamento adequado dos processos.

Portanto, as vantagens da terceirização de profissionais da saúde explicam o crescimento dessa prática, mas além dos benefícios, os gestores devem ponderar os desafios, alinhando a operação.

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