Marketing para clínica radiológica: como fazer?
Saiba como a clínica radiológica pode investir em diferentes ações de marketing buscando novos pacientes e consolidação da atuação
Cada vez mais a área da saúde está aderindo ao marketing digital para atrair novos pacientes ou fidelizar o público. Nesse contexto, a definição das melhores práticas pela clínica radiológica é fundamental para bons resultados.
O que é marketing médico?
O marketing médico vai além da propaganda com o objetivo de atrair novos pacientes, pois diz respeito à definição e comunicação dos valores e diferenciais que guiam o dia a dia da clínica.
O objetivo principal é, assim, agregar valor à experiência do paciente e mostrar-se como uma opção completa para atender suas demandas.
O marketing médico deve apresentar os diferenciais da clínica radiológica, como ela se posiciona no mercado e influencia tanto as práticas digitais da marca quanto o atendimento presencial.
8 ações de marketing para clínica radiológica
Antes de investir em marketing médico, os gestores da clínica devem ter clareza sobre as ações que podem ser empregadas e quais os benefícios podem ser alcançados.
1. Conheça seu público-alvo
A primeira prática em uma iniciativa de marketing digital é definir quem é o público-alvo da instituição.
Tal prática garante a definição de iniciativas mais alinhadas às necessidades do público e com maiores chances de resultados satisfatórios em menos tempo, pois determina o foco do negócio.
2. Pesquise seu mercado
Fazer um estudo de mercado para conhecer a concorrência direta da clínica radiológica é fundamental para identificar as melhores práticas, adequando-as à realidade da instituição.
Só conhecendo a concorrência será possível definir quais são os diferenciais da sua clínica e trabalhar para divulgá-los com êxito aos pacientes.
3. Defina objetivos de uma clínica radiológica
Um dos principais diferenciais das boas ações de marketing é ter objetivos muito claros, o que torna mais fácil a delimitação de planos de ação eficientes.
É preciso avaliar se a clínica almeja atrair novos pacientes, investir em relacionamento para fidelizar os atuais pacientes ou buscar um local de autoridade no mercado, por exemplo.
Cada objetivo demanda ações específicas de marketing que viabilizem alcançar esses resultados em menos tempo.
4. Selecione os canais de comunicação
Atualmente, estão disponíveis diversos canais de comunicação para atendimento e relacionamento com o público. Essa variedade demanda uma escolha por parte das instituições de saúde.
Deve-se considerar, por exemplo, características do público-alvo, orçamento de marketing, estilo da comunicação e outros. Algumas opções incluem:
- site institucional: local onde é possível reunir informações institucionais e comerciais sobre a atuação e também divulgar a marca;
- e-mail: canal mais voltado ao relacionamento com o paciente, como por meio de um mailing periódico com informações relevantes de acordo com o histórico;
- WhatsApp: canal usado para atendimento direto, como agendamentos e cancelamentos e comunicações diversas com o paciente;
- redes sociais: canal de consolidação da marca e relacionamento com os pacientes. Pode contribuir na prospecção e fidelização.
São diversas as opções disponíveis, sendo que as escolhas mais acertadas estão diretamente relacionadas à atuação da clínica radiológica.
5. Qualidade do atendimento em clínica radiológica
O atendimento presencial é um dos principais diferenciais de uma clínica. Nesse sentido, é importante investir em práticas como o treinamento das equipes, atendimento humanizado, recepção ágil, eficaz e pontual.
No caso da clínica radiológica, um bom atendimento inclui notificar o paciente com antecedência sobre preparo de exames, fazer uma triagem detalhada, rápida e acolhedora, respeitar o horário de atendimento e prazos para entrega de laudos e ter uma espaço adequado às atividades exercidas.
Essas práticas devem estar alinhadas aos valores comunicados pela clínica.
6. Modernização dos processos
A modernização dos processos na clínica radiológica vai beneficiar diretamente o paciente, e também a equipe médica. Alguns exemplos incluem:
- implementação de sistema de gestão integrados;
- adoção do Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS) e Sistema de Informação em Radiologia (RIS);
- adoção da radiologia digital;
- implementação de serviços de telerradiologia.
A modernização dos processos contribui diretamente para uma operação mais ágil e eficiente, e também consiste em uma forma de aprimorar o relacionamento com o cliente por meio de práticas mais sólidas.
7. Faça pós-atendimento
No marketing digital, o relacionamento com o paciente inclui o pós-atendimento, uma vez que mesmo depois do exame radiológico ele ainda quer ter uma experiência diferenciada.
Entre as iniciativas de pós-atendimento está a inclusão do paciente em um mailing periódico, caso ele autorize, com informações relevantes sobre saúde.
Outra boa prática consiste na disponibilização online do laudo para que o paciente não tenha que se deslocar até a clínica novamente para buscar seus resultados.
8. Peça avaliação e atualize suas práticas
Também no pós-atendimento está a avaliação do paciente, que contribui para identificar as melhores e piores práticas exercidas pela clínica radiológica atualmente.
Essa avaliação permite medir a experiência do cliente, identificando se as práticas de marketing e atendimento estão apropriadas.
Essa etapa direciona os caminhos da clínica, mapeando oportunidades de melhoria e investimento de acordo com as demandas e apontamentos dos pacientes.
Sendo assim, o marketing para clínica radiológica inclui diferentes etapas que permitem otimizar as práticas beneficiando pacientes, equipe médica e gestão.
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O objetivo principal é, assim, agregar valor à experiência do paciente e mostrar-se como uma opção completa para atender suas demandas.
O marketing médico deve apresentar os diferenciais da clínica radiológica, como ela se posiciona no mercado e influencia tanto as práticas digitais da marca quanto o atendimento presencial.
8 ações de marketing para clínica radiológica
Antes de investir em marketing médico, os gestores da clínica devem ter clareza sobre as ações que podem ser empregadas e quais os benefícios podem ser alcançados.
1. Conheça seu público-alvo
A primeira prática em uma iniciativa de marketing digital é definir quem é o público-alvo da instituição.
Tal prática garante a definição de iniciativas mais alinhadas às necessidades do público e com maiores chances de resultados satisfatórios em menos tempo, pois determina o foco do negócio.
2. Pesquise seu mercado
Fazer um estudo de mercado para conhecer a concorrência direta da clínica radiológica é fundamental para identificar as melhores práticas, adequando-as à realidade da instituição.
Só conhecendo a concorrência será possível definir quais são os diferenciais da sua clínica e trabalhar para divulgá-los com êxito aos pacientes.
3. Defina objetivos de uma clínica radiológica
Um dos principais diferenciais das boas ações de marketing é ter objetivos muito claros, o que torna mais fácil a delimitação de planos de ação eficientes.
É preciso avaliar se a clínica almeja atrair novos pacientes, investir em relacionamento para fidelizar os atuais pacientes ou buscar um local de autoridade no mercado, por exemplo.
Cada objetivo demanda ações específicas de marketing que viabilizem alcançar esses resultados em menos tempo.
4. Selecione os canais de comunicação
Atualmente, estão disponíveis diversos canais de comunicação para atendimento e relacionamento com o público. Essa variedade demanda uma escolha por parte das instituições de saúde.
Deve-se considerar, por exemplo, características do público-alvo, orçamento de marketing, estilo da comunicação e outros. Algumas opções incluem:
- site institucional: local onde é possível reunir informações institucionais e comerciais sobre a atuação e também divulgar a marca;
- e-mail: canal mais voltado ao relacionamento com o paciente, como por meio de um mailing periódico com informações relevantes de acordo com o histórico;
- WhatsApp: canal usado para atendimento direto, como agendamentos e cancelamentos e comunicações diversas com o paciente;
- redes sociais: canal de consolidação da marca e relacionamento com os pacientes. Pode contribuir na prospecção e fidelização.
São diversas as opções disponíveis, sendo que as escolhas mais acertadas estão diretamente relacionadas à atuação da clínica radiológica.
5. Qualidade do atendimento em clínica radiológica
O atendimento presencial é um dos principais diferenciais de uma clínica. Nesse sentido, é importante investir em práticas como o treinamento das equipes, atendimento humanizado, recepção ágil, eficaz e pontual.
No caso da clínica radiológica, um bom atendimento inclui notificar o paciente com antecedência sobre preparo de exames, fazer uma triagem detalhada, rápida e acolhedora, respeitar o horário de atendimento e prazos para entrega de laudos e ter uma espaço adequado às atividades exercidas.
Essas práticas devem estar alinhadas aos valores comunicados pela clínica.
6. Modernização dos processos
A modernização dos processos na clínica radiológica vai beneficiar diretamente o paciente, e também a equipe médica. Alguns exemplos incluem:
- implementação de sistema de gestão integrados;
- adoção do Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS) e Sistema de Informação em Radiologia (RIS);
- adoção da radiologia digital;
- implementação de serviços de telerradiologia.
A modernização dos processos contribui diretamente para uma operação mais ágil e eficiente, e também consiste em uma forma de aprimorar o relacionamento com o cliente por meio de práticas mais sólidas.
7. Faça pós-atendimento
No marketing digital, o relacionamento com o paciente inclui o pós-atendimento, uma vez que mesmo depois do exame radiológico ele ainda quer ter uma experiência diferenciada.
Entre as iniciativas de pós-atendimento está a inclusão do paciente em um mailing periódico, caso ele autorize, com informações relevantes sobre saúde.
Outra boa prática consiste na disponibilização online do laudo para que o paciente não tenha que se deslocar até a clínica novamente para buscar seus resultados.
8. Peça avaliação e atualize suas práticas
Também no pós-atendimento está a avaliação do paciente, que contribui para identificar as melhores e piores práticas exercidas pela clínica radiológica atualmente.
Essa avaliação permite medir a experiência do cliente, identificando se as práticas de marketing e atendimento estão apropriadas.
Essa etapa direciona os caminhos da clínica, mapeando oportunidades de melhoria e investimento de acordo com as demandas e apontamentos dos pacientes.
Sendo assim, o marketing para clínica radiológica inclui diferentes etapas que permitem otimizar as práticas beneficiando pacientes, equipe médica e gestão.