Telecomando em hospitais: vantagens do serviço para grandes instituições de saúde

 Em Gestão, Telerradiologia

Telecomando em hospitais oferece benefícios aos gestores, profissionais da saúde e pacientes. Conheça como funciona o serviço:

O telecomando em hospitais pode ser uma alternativa para que instituições de grande porte consigam operacionalizar com mais eficiência e produtividade a área radiológica.

Com uma elevada demanda de serviços, nem sempre os grandes hospitais têm disponibilidade para os atendimentos, resultando em filas de espera por exames e perda de pacientes.

Um dos papéis do gestor é buscar alternativas para lidar com tal situação de forma a garantir uma melhor experiência de atendimento. 

O que é e como funciona o telecomando?

O telecomando em hospitais é uma solução que pode ajudar a  gerenciar a alta demanda. 

O serviço consiste na realização a distância de exames radiológicos de alta complexidade, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

Por meio do telecomando, o técnico especializado encontra-se em outro local e, remotamente, orienta o enfermeiro e pacientes localizados presencialmente na instituição de saúde.

Utilizando vídeo, áudio e um robô para controlar remotamente o equipamento, o especialista consegue realizar o exame completo, definindo as parametrizações de acordo com a solicitação médica e hipótese diagnóstica.

Ao mesmo tempo, o vídeo e áudio permitem ao técnico remoto interagir com enfermeiro e paciente, passando os direcionamentos sobre o exame, como posicionamento, necessidade de inspirar e expirar e outros.

Após a condução do exame por meio do telecomando, a emissão do laudo pode ocorrer por meio de telerradiologia inclusive.

Quais os benefícios telecomando em hospitais?

Benefícios do telecomando em hospitais

O telecomando em hospitais apresenta uma série de vantagens a gestores, profissionais de saúde e pacientes. 

Gestão de RH

A gestão de recursos humanos é um dos aspectos mais desafiadores de grandes instituições de saúde que precisam gerenciar folgas e férias ao mesmo tempo garantir a capacidade de atendimento.

Por se tratar de exames complexos, o número de técnicos em radiologia aptos a conduzir exames de TC e RM é menor, o que resulta em dificuldades de contratação e manutenção das agendas dos equipamentos.

Muitas vezes, o hospital tem apenas um profissional, enquanto tem equipamentos radiológicos para funcionar com diversos profissionais simultaneamente.

Em outros casos, tem que reduzir a capacidade de atendimento para que consiga dar folgas e férias aos profissionais, sem esquecer que a jornada semanal do técnico em radiologia é de 24 horas semanais.

Essa jornada pode ser dividida em 4 horas diárias ou plantão de 24 horas uma vez na semana.

O telecomando em hospitais torna-se uma alternativa, pois o especialista remoto pode atuar garantindo que os equipamentos permaneçam em uso, mesmo quando não há profissionais locais disponíveis.

Agenda de exames

Devido às questões apresentadas anteriormente sobre as escalas e jornada dos técnicos em radiologia, faz com que os hospitais tenham uma agenda reduzida para exames de alta complexidade.

A redução na agenda de exames frequentemente resulta em filas de espera para os pacientes.

O telecomando em hospitais garante a ampliação da agenda de exames de TC e RM, uma vez que o suporte local pode ser realizado por um enfermeiro, mão de obra mais disponível no mercado de trabalho.

Ao ampliar a agenda de exames, o hospital reduz o tempo de espera dos pacientes para realização dos exames e consegue promover uma experiência mais satisfatória.

Ampliação dos atendimentos

Entre os benefícios do telecomando em hospitais de grande porte é a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimentos, seja por meio do investimento em novos equipamentos que serão operacionalizados a distância como por meio da extensão dos horários de atendimento.

Para algumas instituições, atender a demanda privada para exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada é uma importante fonte de recursos.

Além disso, a maior capacidade de atender os pacientes internos é outro aspecto importante para garantir avanço no diagnóstico e tratamento.

Portanto, ampliar os atendimentos para conseguir dar suporte aos pacientes e, quando for parte do modelo de negócios do hospital, atender pacientes não internados, é uma forma de gerar renda e promover uma experiência mais satisfatória.

O telecomando em hospitais de grande porte apresenta uma série de vantagens. Dessa forma, considerar esse tipo de investimento é fundamental para gestores que verificam problemas de encontrar mão de obra ou querem ampliar a capacidade de atendimento de tais exames.

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