Benefícios da mamografia superam riscos relacionados à radiação, diz estudo

 Em Radiologia

O câncer de mama é a principal causa de mortes em mulheres de todo o mundo. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há suficiente evidência de que exames de mamografia são efetivos na redução das mortes relacionadas ao câncer em mulheres entre 50 e 69 anos.

O grupo de 29 especialistas de 16 países avaliou novas tecnologias aplicadas e outras formas de detectar a doença, como o autoexame, mas consideraram que esses métodos não apresentavam a mesma eficiência na redução da mortalidade. Para os médicos, os benefícios da mamografia na redução da mortalidade de câncer de mama são maiores que os danos associados a outros efeitos adversos ou colaterais, que consiste em detectar a doença apesar dela não apresentar sintoma.

As conclusões do grupo mencionam os riscos vinculados à radiação induzida pela mamografia em mulheres com 50 anos ou mais, porém destacam que esse risco é minimizado frente ao sucesso na diminuição de casos. A avaliação de dados mostrou que mulheres entre 50 e 69 anos que realizaram exames de mamografia reduziram a incidência da doença em 40%.

Fonte: Site Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia

Crédito de imagem: Site Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×