5 dicas simples para fidelizar o paciente em sua clínica
Para fidelizar o paciente, gestores devem investir em ações variadas que incluem atendimento, relacionamento e processos
É fundamental que os gestores de clínica estejam engajados em desenvolver ações que permitam fidelizar o paciente para obter melhores resultados no médio e longo prazo.
A fidelização de paciente deve ser encarada como um objetivo da clínica, pois a consolidação dessa meta depende de um conjunto variado e integrado de práticas.
Qual a importância da fidelização de pacientes para a clínica?
A fidelização do paciente irá influenciar em uma série de resultados da clínica, sendo fundamental para planos de consolidação e expansão da instituição.
Faturamento
O principal impacto de fidelizar o paciente é quanto ao faturamento da clínica médica, uma vez que é mais barato, em termos de marketing, manter um cliente do que conquistar um novo ou reverter uma impressão negativa.
A solidez no faturamento também é maior quando a clínica conta com uma base fiel de pacientes, garantindo uma recorrência mínima com frequência.
Com isso, os gestores reduzem a incerteza quanto ao faturamento mensal e o foco apenas nas ações de atração de novos pacientes, que são mais custosas.
A maior previsibilidade financeira é essencial no planejamento de investimentos da clínica no médio e longo prazo, inclusive para planos de expansão.
Imagem da clínica
Uma clínica capaz de fidelizar o paciente terá uma imagem mais positiva junto ao público, o que se reflete diretamente no fluxo de atendimentos.
A reputação da clínica é essencial para um tipo de publicidade mais tradicional, mas muito valiosa: a indicação boca a boca.
Além disso, a manutenção de uma imagem positiva leva à construção de autoridade, tornando-se uma referência na área.
Eficiência
Dificilmente uma clínica vai conseguir fidelizar o paciente se não contar com eficiência nos processos desde o agendamento até o pós-consulta.
Trabalhar em prol da fidelização também significa ir em direção a uma operação de maior qualidade e eficiência para proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes.
Benefícios da fidelização em saúde ao paciente
A fidelização na saúde promove diversos benefícios aos pacientes, que também almejam pela construção de um relacionamento mais duradouro com a instituição. Entre os aspectos vantajosos destacam-se:
- acompanhamento do histórico médico pelo mesmo profissional;
- confiança e segurança em ter um bom atendimento;
- construção de relacionamento com o médico de confiança;
- atenção mais personalizada às necessidades do paciente.
Todos esses diferenciais no atendimento são igualmente importantes para o paciente e para o médico, estabelecendo uma relação mais duradoura e de confiança.
Como fidelizar o paciente?
Uma das principais dúvidas dos gestores é como ter esses resultados e investir para fidelizar o paciente. É indispensável compreender que não depende de um único elemento, mas um conjunto.
1. Invista em marketing
O marketing, atualmente, é um pilar na fidelização de pacientes, pois envolve desde ações de pré-atendimento, como comunicação por telefone e agendamento, até o pós-consulta.
Então é por meio do marketing que será possível mapear cada etapa de contato com o paciente e identificar ações e oportunidades para torná-las mais satisfatórias.
2. Tenha um bom atendimento
O bom atendimento começa com a comunicação para agendamento da consulta, que deve ser clara, objetiva e informativa.
O atendimento acontece em várias etapas e também inclui o pré-consulta, com confirmação do horário, a recepção na clínica, a consulta médica em si e o pós-consulta, que pode incluir uma pesquisa de satisfação, por exemplo.
3. Garanta a qualidade dos serviços
A qualidade é indispensável para fidelizar o paciente, que reconhece esse atributo na clínica e, apenas assim, vê valor no serviço prestado.
É justamente ao identificar os serviços da clínica como algo de valor – que está para além da percepção monetária – que o paciente será fidelizado.
Lembre-se que cada serviço prestado deve ter a qualidade como fundamento, de forma que é preferível reduzir o leque para garantir um bom atendimento do que expandir sem essa base.
4. Aposte na inovação
A inovação nos serviços médicos também é uma forma de agregar valor à experiência do paciente.
Uma das opções é, por exemplo, investir na adoção da telerradiologia para emissão de laudos radiológicos por especialistas e em um fluxo de atendimento ágil, seguro e confiável.
5. Crie relacionamento
Uma das principais formas de fidelizar o paciente é investir na construção de um relacionamento de longo prazo, o que pode incluir ações como lembretes para as próximas consultas ou inserção em um fluxo de e-mail marketing com dicas de saúde.
As redes sociais também consistem em um canal favorável à manutenção de relacionamento, desde que sejam voltadas às necessidades do paciente e não apenas à promoção da clínica.
Para fidelizar o paciente é importante diversificar as ações adotadas, mas sempre focando na promoção de uma experiência mais satisfatória ao paciente.
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Faturamento
O principal impacto de fidelizar o paciente é quanto ao faturamento da clínica médica, uma vez que é mais barato, em termos de marketing, manter um cliente do que conquistar um novo ou reverter uma impressão negativa.
A solidez no faturamento também é maior quando a clínica conta com uma base fiel de pacientes, garantindo uma recorrência mínima com frequência.
Com isso, os gestores reduzem a incerteza quanto ao faturamento mensal e o foco apenas nas ações de atração de novos pacientes, que são mais custosas.
A maior previsibilidade financeira é essencial no planejamento de investimentos da clínica no médio e longo prazo, inclusive para planos de expansão.
Imagem da clínica
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Além disso, a manutenção de uma imagem positiva leva à construção de autoridade, tornando-se uma referência na área.
Eficiência
Dificilmente uma clínica vai conseguir fidelizar o paciente se não contar com eficiência nos processos desde o agendamento até o pós-consulta.
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Benefícios da fidelização em saúde ao paciente
A fidelização na saúde promove diversos benefícios aos pacientes, que também almejam pela construção de um relacionamento mais duradouro com a instituição. Entre os aspectos vantajosos destacam-se:
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- confiança e segurança em ter um bom atendimento;
- construção de relacionamento com o médico de confiança;
- atenção mais personalizada às necessidades do paciente.
Todos esses diferenciais no atendimento são igualmente importantes para o paciente e para o médico, estabelecendo uma relação mais duradoura e de confiança.
Como fidelizar o paciente?
Uma das principais dúvidas dos gestores é como ter esses resultados e investir para fidelizar o paciente. É indispensável compreender que não depende de um único elemento, mas um conjunto.
1. Invista em marketing
O marketing, atualmente, é um pilar na fidelização de pacientes, pois envolve desde ações de pré-atendimento, como comunicação por telefone e agendamento, até o pós-consulta.
Então é por meio do marketing que será possível mapear cada etapa de contato com o paciente e identificar ações e oportunidades para torná-las mais satisfatórias.
2. Tenha um bom atendimento
O bom atendimento começa com a comunicação para agendamento da consulta, que deve ser clara, objetiva e informativa.
O atendimento acontece em várias etapas e também inclui o pré-consulta, com confirmação do horário, a recepção na clínica, a consulta médica em si e o pós-consulta, que pode incluir uma pesquisa de satisfação, por exemplo.
3. Garanta a qualidade dos serviços
A qualidade é indispensável para fidelizar o paciente, que reconhece esse atributo na clínica e, apenas assim, vê valor no serviço prestado.
É justamente ao identificar os serviços da clínica como algo de valor – que está para além da percepção monetária – que o paciente será fidelizado.
Lembre-se que cada serviço prestado deve ter a qualidade como fundamento, de forma que é preferível reduzir o leque para garantir um bom atendimento do que expandir sem essa base.
4. Aposte na inovação
A inovação nos serviços médicos também é uma forma de agregar valor à experiência do paciente.
Uma das opções é, por exemplo, investir na adoção da telerradiologia para emissão de laudos radiológicos por especialistas e em um fluxo de atendimento ágil, seguro e confiável.
5. Crie relacionamento
Uma das principais formas de fidelizar o paciente é investir na construção de um relacionamento de longo prazo, o que pode incluir ações como lembretes para as próximas consultas ou inserção em um fluxo de e-mail marketing com dicas de saúde.
As redes sociais também consistem em um canal favorável à manutenção de relacionamento, desde que sejam voltadas às necessidades do paciente e não apenas à promoção da clínica.
Para fidelizar o paciente é importante diversificar as ações adotadas, mas sempre focando na promoção de uma experiência mais satisfatória ao paciente.