Saiba como aumentar produtividade em sua clínica
Estratégias devem ser avaliadas pelos gestores para garantir desempenho dos colaboradores e qualidade no atendimento
Ao aumentar a produtividade na clínica os gestores podem melhorar o atendimento ao paciente e também a atuação dos colaboradores, que passam a contar com uma rotina mais organizada.
O aumento da produtividade depende de diferentes aspectos, desde o investimento em tecnologia, até revisão de processos e qualificação dos colaboradores.
Conheça a seguir como garantir melhores resultados e aumentar a produtividade na clínica.
7 passos para aumentar a produtividade na clínica
Antes de investir na melhora da produtividade é importante que os gestores avaliem o funcionamento da clínica, identificando falhas, pontos de atenção e oportunidades de otimização.
Apenas conhecendo o atual cenário e desempenho dos colaboradores será possível exigir melhoras. Destaca-se ainda que a gestão deve fornecer a infraestrutura necessária para que essas mudanças tornem-se realidade.
1. Invista em inovação
Atualmente, os resultados de um negócio são diretamente influenciados pelas mudanças tecnológicas incorporadas.
Por exemplo, além de adotar um sistema PACS – Picture Archiving and Communication System – é preciso que ele seja integrado ao sistema de gestão utilizado.
Assim, o investimento em tecnologia deve ser acompanhado pela inovação das estruturas e processos desenvolvidos na clínica.
Esse tipo de mudança reduz a necessidade de refazer processos, como cadastros, armazenamento de laudos, exames, receitas e outras informações referentes ao atendimento médico.
Outras tecnologias que devem ser monitoradas pelos gestores devido ao potencial de uso na área da saúde incluem automação de processos e inteligência artificial.
2. Monitore e otimize processos
Toda empresa funciona com base nos processos que são desenvolvidos pelos colaboradores. No caso das clínicas, eles incluem as práticas de recepção, triagem, pré-atendimento, consulta, diagnóstico, tratamento e monitoramento.
Portanto, são diversas as etapas envolvidas no suporte médico e falhas em qualquer processo comprometem a realização dos próximos. Por exemplo, um diagnóstico equivocado inviabiliza o tratamento.
Dessa forma, os gestores devem investir no monitoramento e mapeamento de todos os processos desenvolvidos em cada etapa de atendimento para verificar a existência de gargalos ou falhas que comprometam a produtividade.
Essa revisão deve ser permanente, pois para aumentar a produtividade na clínica, as etapas devem estar sempre em evolução por meio da incorporação de novas técnicas, processos e tecnologias.
3. Invista em qualificação da equipe
A qualificação da equipe é um aspecto central para que os colaboradores dominem os processos e tecnologias usadas e possam usufruir desses recursos com mais propriedade, o que garante uma melhor aplicação no dia a dia.
É fundamental que as inovações facilitem a execução das tarefas, pois caso torne o atendimento mais lento e ineficaz, dificilmente serão desenvolvidas totalmente pela equipe.
Os colaboradores devem ser capacitados para todas as etapas rotineiras e também receber treinamento para lidar com situações inesperadas, como atrasos, sensibilidade do paciente ou familiar ou emergências médicas.
4. Entenda as necessidades do público
A estrutura de atendimento e processos pode variar de acordo com o público que é atendido na clínica. Conhecer as particularidades dos pacientes é fundamental para oferecer um atendimento de maior qualidade e garantir a produtividade.
Um exemplo é a consulta geriátrica. Em geral, os pacientes idosos são acompanhados dos filhos ou parceiros e tem maior dificuldade com processos tecnológicos, sendo que a equipe deve estar preparada para lidar com esse cenário.
Se a consulta depender de um cadastro em um terminal de autoatendimento, por exemplo, o fluxo dos processos pode ser não o adequado com uma alta porcentagem do público tendo dificuldades nessa etapa.
5. Adote uma agenda digital
Agendas manuais podem comprometer a produtividade da equipe ao ter limitações na atualização dos dados.
Para aumentar a produtividade na clínica é essencial que se adote uma agenda integrada nos vários canais disponíveis para agendamento, como telefone, site, presencial, WhatsApp e outros.
A agenda digital atualiza rapidamente em caso de remarcação ou cancelamento, disponibilizando o horário e evitando que os profissionais fiquem ociosos.
Além disso, com a configuração adequada é possível verificar os dias que os profissionais não estão disponíveis para atender na unidade, evitando agendamentos que precisarão ser desmarcados, o que prejudica a experiência do paciente.
6. Disponibilize serviços online
Outra estratégia para aumentar a produtividade na clínica é disponibilizar serviços online que facilitam o atendimento e etapas do suporte médico, como exames e diagnóstico.
Um dos principais exemplos dessa solução é a disponibilidade online de laudos de exames. Essa opção reduz o fluxo de pacientes na clínica, agiliza e facilita o recebimento dos resultados, reduz os custos com impressão e aumenta a produtividade da equipe.
Esse tipo de facilidade é possível adotando um sistema PACS na nuvem e também ao fazer uso de serviços de telerradiologia.
7. Invista em telerradiologia
Um dos principais desafios das clínicas para manter uma elevada produtividade é dar conta do fluxo de pacientes e exames solicitados.
Dessa forma, o setor de radiologia pode ser aliviado com a terceirização de serviços, o que é possível por meio da telerradiologia.
Nesse modelo, o paciente realiza o exame na própria clínica, mas o laudo é emitido por uma empresa de telerradiologia e que conta com médicos radiologistas especializados.
Essa opção reduz os processos desenvolvidos internamente o que impacta diretamente na produtividade dos times.
Portanto, os gestores devem avaliar as possíveis estratégias para aumentar a produtividade na clínica melhorando o desempenho dos colaboradores ao mesmo tempo em que garante qualidade e eficiência no atendimento aos pacientes.
Referências:
https://blog.iclinic.com.br/aumentar-produtividade-recepcionista-de-clinica/
https://blog.acaoconsultoria.com/como-aumentar-produtividade-em-clinica-medica-aprenda-aqui/
https://www.shosp.com.br/blog/aumentar-a-produtividade-da-sua-clinica-confira-3-dicas
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Estratégias devem ser avaliadas pelos gestores para garantir desempenho dos colaboradores e qualidade no atendimento
Ao aumentar a produtividade na clínica os gestores podem melhorar o atendimento ao paciente e também a atuação dos colaboradores, que passam a contar com uma rotina mais organizada.
O aumento da produtividade depende de diferentes aspectos, desde o investimento em tecnologia, até revisão de processos e qualificação dos colaboradores.
Conheça a seguir como garantir melhores resultados e aumentar a produtividade na clínica.
7 passos para aumentar a produtividade na clínica
Antes de investir na melhora da produtividade é importante que os gestores avaliem o funcionamento da clínica, identificando falhas, pontos de atenção e oportunidades de otimização.
Apenas conhecendo o atual cenário e desempenho dos colaboradores será possível exigir melhoras. Destaca-se ainda que a gestão deve fornecer a infraestrutura necessária para que essas mudanças tornem-se realidade.
1. Invista em inovação
Atualmente, os resultados de um negócio são diretamente influenciados pelas mudanças tecnológicas incorporadas.
Por exemplo, além de adotar um sistema PACS – Picture Archiving and Communication System – é preciso que ele seja integrado ao sistema de gestão utilizado.
Assim, o investimento em tecnologia deve ser acompanhado pela inovação das estruturas e processos desenvolvidos na clínica.
Esse tipo de mudança reduz a necessidade de refazer processos, como cadastros, armazenamento de laudos, exames, receitas e outras informações referentes ao atendimento médico.
Outras tecnologias que devem ser monitoradas pelos gestores devido ao potencial de uso na área da saúde incluem automação de processos e inteligência artificial.
2. Monitore e otimize processos
Toda empresa funciona com base nos processos que são desenvolvidos pelos colaboradores. No caso das clínicas, eles incluem as práticas de recepção, triagem, pré-atendimento, consulta, diagnóstico, tratamento e monitoramento.
Portanto, são diversas as etapas envolvidas no suporte médico e falhas em qualquer processo comprometem a realização dos próximos. Por exemplo, um diagnóstico equivocado inviabiliza o tratamento.
Dessa forma, os gestores devem investir no monitoramento e mapeamento de todos os processos desenvolvidos em cada etapa de atendimento para verificar a existência de gargalos ou falhas que comprometam a produtividade.
Essa revisão deve ser permanente, pois para aumentar a produtividade na clínica, as etapas devem estar sempre em evolução por meio da incorporação de novas técnicas, processos e tecnologias.
3. Invista em qualificação da equipe
A qualificação da equipe é um aspecto central para que os colaboradores dominem os processos e tecnologias usadas e possam usufruir desses recursos com mais propriedade, o que garante uma melhor aplicação no dia a dia.
É fundamental que as inovações facilitem a execução das tarefas, pois caso torne o atendimento mais lento e ineficaz, dificilmente serão desenvolvidas totalmente pela equipe.
Os colaboradores devem ser capacitados para todas as etapas rotineiras e também receber treinamento para lidar com situações inesperadas, como atrasos, sensibilidade do paciente ou familiar ou emergências médicas.
4. Entenda as necessidades do público
A estrutura de atendimento e processos pode variar de acordo com o público que é atendido na clínica. Conhecer as particularidades dos pacientes é fundamental para oferecer um atendimento de maior qualidade e garantir a produtividade.
Um exemplo é a consulta geriátrica. Em geral, os pacientes idosos são acompanhados dos filhos ou parceiros e tem maior dificuldade com processos tecnológicos, sendo que a equipe deve estar preparada para lidar com esse cenário.
Se a consulta depender de um cadastro em um terminal de autoatendimento, por exemplo, o fluxo dos processos pode ser não o adequado com uma alta porcentagem do público tendo dificuldades nessa etapa.
5. Adote uma agenda digital
Agendas manuais podem comprometer a produtividade da equipe ao ter limitações na atualização dos dados.
Para aumentar a produtividade na clínica é essencial que se adote uma agenda integrada nos vários canais disponíveis para agendamento, como telefone, site, presencial, WhatsApp e outros.
A agenda digital atualiza rapidamente em caso de remarcação ou cancelamento, disponibilizando o horário e evitando que os profissionais fiquem ociosos.
Além disso, com a configuração adequada é possível verificar os dias que os profissionais não estão disponíveis para atender na unidade, evitando agendamentos que precisarão ser desmarcados, o que prejudica a experiência do paciente.
6. Disponibilize serviços online
Outra estratégia para aumentar a produtividade na clínica é disponibilizar serviços online que facilitam o atendimento e etapas do suporte médico, como exames e diagnóstico.
Um dos principais exemplos dessa solução é a disponibilidade online de laudos de exames. Essa opção reduz o fluxo de pacientes na clínica, agiliza e facilita o recebimento dos resultados, reduz os custos com impressão e aumenta a produtividade da equipe.
Esse tipo de facilidade é possível adotando um sistema PACS na nuvem e também ao fazer uso de serviços de telerradiologia.
7. Invista em telerradiologia
Um dos principais desafios das clínicas para manter uma elevada produtividade é dar conta do fluxo de pacientes e exames solicitados.
Dessa forma, o setor de radiologia pode ser aliviado com a terceirização de serviços, o que é possível por meio da telerradiologia.
Nesse modelo, o paciente realiza o exame na própria clínica, mas o laudo é emitido por uma empresa de telerradiologia e que conta com médicos radiologistas especializados.
Essa opção reduz os processos desenvolvidos internamente o que impacta diretamente na produtividade dos times.
Portanto, os gestores devem avaliar as possíveis estratégias para aumentar a produtividade na clínica melhorando o desempenho dos colaboradores ao mesmo tempo em que garante qualidade e eficiência no atendimento aos pacientes.
Referências:
https://blog.iclinic.com.br/aumentar-produtividade-recepcionista-de-clinica/
https://blog.acaoconsultoria.com/como-aumentar-produtividade-em-clinica-medica-aprenda-aqui/
https://www.shosp.com.br/blog/aumentar-a-produtividade-da-sua-clinica-confira-3-dicas