O auxílio da tecnologia nas campanhas de vacinação

 Em Destaques na Saúde

Saiba como a tecnologia auxilia nas campanhas de vacinação e como realizar seus exames de forma mais rápida, prática e acessível

Conforme dados da Agência CNN, o Brasil esteve acima da média global na campanha de vacinação contra a Covid-19. 

Porém, antes mesmo da pandemia, tais campanhas sempre estiveram fortes e presentes. Conforme dados do Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME) informados pela Agência Brasil, estamos entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas. 

Poliomielite, influenza, sarampo, febre amarela, hepatite B, HPV, meningite e dengue estão entre as principais doenças alvos das campanhas.

Além disso, o incentivo à produção de vacinas e tecnologias também é uma realidade por aqui e auxilia na promoção à saúde. Saiba como! 

Como a tecnologia auxilia as campanhas de vacinação? 

A tecnologia está presente no cotidiano de grande parte da população. Este texto, por exemplo, está sendo lido por meio de um computador ou celular, os quais devem estar próximos a uma televisão ou outro eletrodoméstico, dentro de um carro manual entre outras “opções tecnológicas”.

E, caso não seja um profissional da saúde, talvez não saiba que o avanço também chegou às vacinas e é de muita relevância para a nossa saúde. Abaixo, confira alguns exemplos: 

Desenvolvimento de vacinas

A produção de vacinas tem muito apoio da tecnologia. Em relação a um dos desenvolvimentos e campanhas de vacinação contra a Covid-19, por exemplo, isso foi fundamental. 

Segundo Nísia Trindade de Lima, atual Ministra da Saúde e presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz):

“Fruto de uma colaboração entre a Universidade de Oxford, AstraZeneca, e agora com mais um centro produtor tendo esse domínio da tecnologia – no caso, a Fiocruz, no Brasil. São necessários investimentos em ciência, tecnologia e inovação continuados para que a Ciência possa dar respostas.”

Rastreamento e registro

As carteirinhas da vacinação nos acompanham desde bebês, mas, por se tratar de um papel, ela pode se perder ou se deteriorar ao longo dos anos.

Nesses casos, os sistemas on-line permitem o registro e rastreamento individual dos cidadãos, melhorando o sistema de informação e gestão dos programas de saúde. 

Com isso, se acabam as dúvidas como “será que tomei vacina x?”, o que por si só é um ótimo benefício. 

Análise de dados

A partir dos registros citados acima, é possível analisar os dados referentes às campanhas e identificar possíveis falhas na cobertura, para poder ressaltá-las em tais regiões e torná-las mais eficientes. 

Conscientização e divulgação

A mídia desempenha uma função fundamental dos programas de vacinação. Atualmente, elas ultrapassam os televisores e estão presentes nos celulares, computadores, redes sociais, anúncios em sites, entre outros meios. 

Assim, a eficiência da divulgação é ainda maior, pois alcança mais pessoas. Os aplicativos e plataformas são igualmente necessários para manter a população informada, podendo, inclusive, educá-la com mais conhecimentos sobre saúde. 

Telemedicina

A telemedicina, modalidade de medicina à distância, auxiliou na vacinação durante a pandemia, quando as pessoas deviam cumprir quarentena. Em alguns casos, ela ocorreu remotamente. 

Além disso, serve como um suporte das campanhas de vacinação no que diz respeito à:

  • tirar dúvidas pontuais;
  • dar suporte aos pacientes com reações pós-vacina;
  • auxílio em relação à quais grupos podem/devem tomar cada uma;
  • informar sobre a quantidade e tempo entre cada dose, etc.

Em alguns casos, a telerradiologia é tão importante quanto as vacinas, pois enquanto uma previne, a outra intervém com diagnóstico para os devidos tratamentos. 

Por isso, não hesite: saiba que pode contar com a facilidade, agilidade e praticidade e conforto que a tecnologia oferece até mesmo na realização de exames. 

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×