7 dicas antes de optar por uma parceira de telerradiologia

 Em Gestão, Telerradiologia

Saiba como avaliar e selecionar uma parceira de telerradiologia utilizando critérios que garantam segurança e confiabilidade à escolha

Uma parceira de telerradiologia é uma instituição especializada na prestação de serviços terceirizados para emissão de laudos radiológicos a distância.

Contando com uma equipe de médicos radiologistas, incluindo subespecialistas, a parceira de telerradiologia recebe as demandas de diferentes instituições de saúde e encaminha as solicitações para o médico mais adequado.

Dessa forma, a clínica ou hospital pode repassar as solicitações para emissão de laudos para completar as atividades da equipe interna de radiologia. 

Quais os benefícios da parceria em telerradiologia?

Há diversos benefícios associados à contratação de uma parceira de telerradiologia, entre eles destacam-se:

  • atendimento de parte das solicitações de exames radiológicos, complementando as atividades desempenhadas pela equipe interna;
  • direcionar as solicitações radiológicas para equipe de telerradiologia para garantir períodos de folgas e férias de profissionais sem sobrecarregar a equipe;
  • possibilidade de solicitar uma segunda opinião médica para casos complexos;
  • solicitação em casos que demandam avaliação subespecializada não disponível na instituição;
  • redução dos prazos de entrega de laudos, aumentando a satisfação dos pacientes;
  • escalabilidade para períodos de aumento da demanda;
  • aumento da capacidade de atendimento da instituição;
  • possibilidade de diversificação dos exames radiológicos;
  • ampliação do acesso aos serviços radiológicos em regiões nas quais não há mão de obra disponível.

Portanto, são diversos os benefícios associados à contratação do serviço, entretanto, a escolha de uma boa parceira de telerradiologia é indispensável para que tais oportunidades sejam efetivadas.

Como escolher a parceira de telerradiologia ideal?

Escolher parceira de telerradiologia

Quando os gestores avaliam que a adoção da telerradiologia vai propiciar benefícios à instituição e melhorar a operação do departamento radiológico é importante que passem a considerar os critérios de seleção da parceira.

A estruturação dessa fase é essencial para garantir melhores resultados posteriormente.

1. Experiência na área

O primeiro aspecto a ser considerado pelos gestores é quanto à experiência da parceira de telerradiologia na área.

Deve-se avaliar se a instituição tem uma atuação sólida, que garante domínio dos processos, confiabilidade e também cumprimento das exigências legais relacionadas à prestação de serviços de telerradiologia no Brasil, com regulação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

2. Profissionais qualificados

Entre as instituições cotadas, considere o quadro de profissionais para avaliar se conta com profissionais qualificados, que sejam devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) e que tenham subespecialização, quando tais opções são disponibilizadas.

Esse é um aspecto central para garantir o cumprimento das exigências legais e também disponibilizar um serviço de qualidade aos pacientes.

3. Sistema de telerradiologia utilizado

A comunicação entre hospital/clínica e a parceira de telerradiologia deve ser realizada por um sistema de telerradiologia apropriado..

É por meio dessa tecnologia que é feita a transferência de exames radiológicos, dados do paciente e laudos com segurança e seguindo os princípios de sigilo da área da saúde.

Portanto, é importante que os gestores confiram se o sistema de telerradiologia usado pela parceira é adequado.

4. Processos estabelecidos

Avaliar previamente junto à parceria qual o fluxo de processos das solicitações, como elas são encaminhadas e atendidas, consiste em um ponto essencial para verificar a compatibilidade com as práticas do hospital ou da clínica.

Ainda que a implementação da telerradiologia demanda pequenos ajustes nos processos internos, essa informação contribui na decisão dos gestores.

5. Cumprimento da LGPD

As instituições de saúde e todas as parceiras que prestam serviços e que têm acesso aos dados de pacientes devem cumprir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dessa forma, verificar se a parceira de telerradiologia atende todas as exigências legais para coleta, tratamento e armazenamento dos dados dos pacientes, classificados como sensíveis, é indispensável para segurança operacional e legal.

6. Avaliação de outras clínicas ou hospitais

Uma forma de ponderar a escolha de uma prestadora de serviços terceirizados na área da saúde consiste em verificar as avaliações de outras clínicas e hospitais que fazem uso dos serviços atualmente.

Além de buscas online que podem ser eficientes para esse fim, a consulta de estudos de caso para verificar como a implementação do serviço de telerradiologia transformou e beneficiou as operações dessas instituições também é uma opção.

Esse tipo de conteúdo, além de esclarecer o que esperar da parceira contratada, também ajuda a ter ideias para o negócio e planejar melhorias.

7. Disponibilidade de serviços

Uma última recomendação aos gestores é avaliar a disponibilidade de serviços da parceira de telerradiologia nos guias encaminhados pelo time comercial.

Verifique, por exemplo, quais são as subespecialidades disponíveis, o tempo previsto em co ntrato para retorno dos laudos, disponibilidade de laudos de emergência e cobertura em finais de semana, feriados e período noturno, por exemplo.

Tais considerações quanto à parceira de telerradiologia são importantes para contratação de um serviço mais completo, confiável e que atenda às demandas e expectativas da instituição.

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